Inovação: pavimento ecológico é novidade em obra em Bom Jesus dos Perdões

Em uma ação até então inédita em rodovias concedidas do país, a Concessionária Rota das Bandeiras, empresa responsável pela administração do Corredor Dom Pedro de rodovias, usou pavimento ecológico termoplástico, composto pelo plástico triturado de 30 mil garrafas PET, em um trecho com cerca de 200 metros de extensão nas obras de pavimentação da marginal secundária localizada na altura do km 63 da rodovia D. Pedro I (SP-065), no trecho popularmente conhecido como avenida Arthi, em Bom Jesus dos Perdões.

A solução, desenvolvida pela empresa Eco Asfalto, substitui parcialmente o uso do CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo) na composição do pavimento e garante uma destinação sustentável às garrafas PET, que poderiam ser descartadas no meio ambiente sem qualquer tratamento e levariam pelo menos 400 anos no processo de decomposição.

“Além da redução do impacto ambiental, o uso do pavimento ecológico também pode se transformar em uma importante alternativa para reduzir a dependência das Concessionárias em relação ao CAP, que já esteve em falta nos momentos de crise na produção de petróleo ou apresentou custos elevadíssimos em tempos de conflito para o mercado mundial, como no início da guerra entre Rússia e Ucrânia”, disse o gerente de Obras da Rota das Bandeiras, Rodrigo Lemos.

De acordo com Lemos, a Rota das Bandeiras optou pelo uso do pavimento ecológico termoplástico em caráter experimental em um trecho com baixo fluxo de veículos, como a avenida Arthi, mas a tendência é que, à medida que a eficácia do material seja comprovada em campo, seu uso passe a ser adotado em trechos rodoviários que recebem maior volume de tráfego, como a própria rodovia D. Pedro I.
Para o co-fundador da Eco Asfalto, Paulo Cezar Cordeiro, ao adotar o asfalto ecológico, as empresas não apenas escolhem uma alternativa consciente e sustentável, mas também investem em um futuro mais sustentável para as gerações futuras. "Com essa escolha, estamos investindo em um futuro melhor, preservando o meio ambiente e construindo um mundo mais sustentável para todos", afirmou Cordeiro.

Após o uso do pavimento ecológico termoplástico em substituição parcial ao CAP, a Rota das Bandeiras pretende avançar com as soluções mais sustentáveis nas próximas intervenções ao longo do Corredor Dom Pedro. “Os próximos estudos para pavimentação, pretendemos testar a mistura do pavimento ecológico termoplástico com o asfalto borracha, que elimina do meio ambiente pneus usados e sem condições de rodagem”, informa Lemos.

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