Campanha de Segurança Viária da Rota das Bandeiras chega à UNICAMP

A campanha de segurança viária itinerante da Concessionária Rota das Bandeiras acaba de chegar à UNICAMP. Em um cenário gigante, um celular de 2 metros de altura e um carro batido simulam um acidente de trânsito provocado pelo uso do aparelho, alertando aos alunos sobre os riscos de sua utilização ao volante.

Na próxima semana, a EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) também somará esforços à Concessionária, promovendo uma campanha de conscientização para todos que passam pelo local, com dicas para um trânsito mais seguro.

“Na Rota das Bandeiras, acreditamos que as ações práticas contribuem muito para fixação dos temas que envolvem a segurança viária. Muitos motoristas ainda usam o celular enquanto dirigem, mesmo conhecendo os perigos dessa ação. Ver o veículo acidentado a poucos metros é impactante, pois nos leva a refletir sobre os riscos aos quais estamos expostos”, diz Camila Souza, responsável pelas atividades de Responsabilidade Social da Concessionária.

A campanha de segurança viária teve início em novembro de 2022 e já percorreu mais de 20 postos de serviços, empresas e locais públicos com grande circulação de pessoas, como o Parque da Juventude, em Itatiba, e o Parque da Cidade, em Jundiaí. Parte da campanha, um QR Code redireciona o público ao site da Rota das Bandeiras, com mais informações sobre os perigos do uso do celular ao volante.

 

 

 

 


Quais são os riscos de usar o celular ao volante?

O uso do aparelho já é a 3ª causa de morte no trânsito brasileiro, chegando a gerar 54 mil mortes ao ano. Entre motoristas de 20 a 39 anos, 57% dos acidentes são pelo uso do celular. Os dados são da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

O uso do aparelho pelo motorista, ainda que parado no sinal vermelho ou pelo viva-voz, é uma infração gravíssima de trânsito, com multa prevista de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Pelas leis de trânsito, não é permitido falar ao celular nem mesmo utilizando fone de ouvido.

Telefone