Jundiaí

> Eventos da Cidade
> veja todos os eventos

Jundiaí

Um dos símbolos de Jundiaí, a Serra do Japi é um programa imperdível para pessoas de todas as idades, interessadas em desfrutar de sua deslumbrante paisagem, além de suas trilhas, mirantes e piscinas naturais.

Já para aqueles que preferem atrações que exijam menor espírito aventureiro, uma ótima opção são os belos parques municipais, como o Parque da Cidade e o Jardim Botânico.

Integrante do Circuito das Frutas, a cidade também se destaca pelas tradicionais festas da Uva e do Morango, que atraem visitantes de toda a região, ávidos por saborear grande variedade de pratos, doces e licores cuidadosamente preparados com essas frutas.

Atrações turísticas

Serra do Japi

A Serra do Japi é um raro remanescente da Mata Atlântica no interior de São Paulo e a riqueza de sua biodiversidade está diretamente relacionada a sua localização, numa região de encontro entre dois tipos de florestas: a Mata Atlântica característica da Serra do Mar e a Mata Atlântica do interior paulista.

Localizada em uma área com 354 km², a Serra do Japi oferece trilhas, mirantes, cascatas e piscinas naturais e foi declarada pela UNESCO como uma reserva da biosfera, em 1992. Além disso, o local foi escolhido pela população jundiaiense como o principal símbolo da cidade.

Para garantir a preservação desse patrimônio, a Prefeitura de Jundiaí implantou um programa de visitas monitoradas à Serra do Japi. As visitas são destinadas a grupos de 15 pessoas e o agendamento, com antecedência mínima de sete dias, deve ser feito pelo telefone (11) 4589-8560.

Curiosidade: não há uma justificativa oficial para o nome de batismo da área, mas as mais aceitas estão relacionadas ao canto de um pássaro comum na Serra do Japi (iapi, iapi) e ao significado da palavra iapy, de origem tupi-guarani (nascente de rios).

Jardim Botânico

Endereço: Av. Vereador Geraldo Dias x Marginal Direita do Rio Jundiaí
Telefone: (11) 4589 8534

Inaugurado em 2005, o Jardim Botânico de Jundiaí margeia o Paço Municipal, ocupando área de 119 mil m².

O espaço oferece excelente infraestrutura e atrações variadas, como jardins temáticos, trilhas e cachoeiras, e as visitas podem ser realizadas diariamente, das 8h às 18h.

Além de sua vocação para o lazer, o Jardim Botânico promove o estudo da vegetação existente na Serra do Japi, último reduto da Mata Atlântica no interior paulista. Para isso, conta com o apoio da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz e do Instituto Agronômico de Campinas.

Parque da Uva

Endereço: Av. Jundiaí s/nº – Anhangabaú
Telefone: (11) 4521-6837

O Parque Comendador Antônio Carbonari, popularmente conhecido como Parque da Festa da Uva, foi inaugurado em 1953 e abriga as tradicionais festas da fruta de Jundiaí, como as da Uva e do Morango.

Além disso, o espaço, que conta com três pavilhões, numa área total de 52,4 mil m², recebe eventos artísticos, comerciais e religiosos.

Parque da Cidade

Endereço: Avenida João Cereser, s/nº
Telefone: (11) 4522-0499

Inaugurado em 2004, o Parque da Cidade localiza-se às margens da represa que abastece Jundiaí e é um dos mais visitados pela população jundiaiense.

Com 500 mil m², oferece áreas para piquenique, caminhadas ecológicas, leitura e diversão; duas pistas de cooper de 2,1 km cada, aparelhos de ginástica, sistema de som e duchas.

O local também oferece um jardim japonês, um anfiteatro ao ar livre e áreas para apresentações artísticas. Há ainda parque de diversões, mesas de jogos (xadrez, damas e dominó), quadras poliesportivas, futebol de areia, trilhas e um pier para pequenas embarcações.

Parque do Trabalhador (Parque Corrupira)

Endereço: Avenida Nicola Acieri, 1900
Telefone: (11) 4582-0721
Horário de funcionamento: de quinta a domingo, das 8h às 17h

O Parque Corrupira, localizado no bairro de mesmo nome, é destinado àqueles que buscam lazer para a família toda. Possui dezenas de quiosques com churrasqueiras, pavilhões que recebem espetáculos populares, trenzinho, sistema de som, áreas para piqueniques, além de amplo estacionamento.

Também conhecido como "Parque do Trabalhador", foi inaugurado em 1979 e passou por uma grande revitalização em 2000. Ocupa área de 225 mil m², sendo 140 mil m² de mata nativa.

Aos domingos, as crianças podem se divertir com projetos educacionais como o "Dê asas à sua imaginação", além de tobogã gigante, pula-pula, pingue-pongue e xadrez.

Principais acessos

As principais estradas de acesso a Jundiaí são:

Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360)

Rodovia Anhanguera (SP-330)

Rodovia dos Bandeirantes (SP-348)

Rodovia João Cereser (SP-360)

Histórico: Indústria e fruticultura dão o tom na "Terra da Uva"

Com mais de 370 mil habitantes e a oitava economia no ranking paulista, Jundiaí é hoje um dos mais importantes municípios do Estado, destacando-se pela força de seu parque industrial e pela diversidade de sua fruticultura.

A "Terra da Uva" começou a ser formada em 1651, com a inauguração da capela dedicada a Nossa Senhora do Desterro e a fixação da população em seu entorno. Em dezembro de 1655, o crescimento desta população fez com que Jundiaí fosse reconhecida como vila.

Mas ainda levaria algum tempo até que a produção de uvas chamasse atenção em Jundiaí. No século XIX, o produto de destaque era o café, que impulsionou o crescimento da vila, elevada à categoria de cidade em 28 de março de 1865.

Na segunda metade do século XIX, a cidade passou a receber grande número de imigrantes italianos, mão de obra essencial para o cultivo do café.

Nesta mesma época, os trilhos ferroviários chegaram à cidade para escoar essa produção e Jundiaí chegou a contar com cinco linhas ferroviárias, com destaque para os trilhos da ferrovia Santos-Jundiaí, inaugurada em 1867, e da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que iniciou sua operação em 1872.

Além da dedicação ao café, os imigrantes italianos tiveram forte influência no desenvolvimento de outras culturas e, já no século XX, a cidade se transformou num dos principais polos da fruticultura nacional, com destaque para a produção de uvas e de outras frutas "europeias", como o morango, o pêssego e o caqui.

Saiba mais

Área: 431 km²
População: 370.251 habitantes
Quem nasce em Jundiaí é: jundiaiense
Principais atividades econômicas: fruticultura e indústria
Data de aniversário da cidade: 14 de dezembro

Prefeito: Luiz Fernando Machado (PSDB)
Vice-prefeito: Antonio de Pádua Pacheco (PV)
Presidente da Câmara: Gustavo Martinelli (PSDB)

Topo
  • compartilhe:
  • Compartilhar