Cosmópolis

> Eventos da Cidade
> veja todos os eventos

Cosmópolis

Cosmópolis ou a "cidade universo" foi assim batizada devido à mistura de povos que recebeu desde sua fundação, no início do século XX. Uma característica que ainda hoje se faz presente entre as atrações da cidade.

O principal evento de Cosmópolis, que atrai visitantes da região, é a Festa do Imigrante, realizada em setembro, com shows e pratos típicos dos povos que adotaram a cidade.

Recentemente, outra atração que tem ganhando espaço na programação da cidade é a Semana Cultural de Inverno, com vasta programação musical e teatral.

Atrações turísticas

Semana Cultural de Inverno

Já virou tradição em Cosmópolis: a cada ano, a população local tem uma semana no mês de julho para curtir uma intensa e diversificada programação musical e teatral. É a Semana Cultural de Inverno, promovida pela Prefeitura, com atrações exclusivamente gratuitas, para todos os gostos.

Festa do Imigrante

A Festa do Imigrante é o maior evento realizado em Cosmópolis, geralmente nos meses de setembro, com manifestações culturais, shows musicais e comidas típicas das colônias dos descendentes de italianos, alemães, suíços, portugueses, japoneses e sírio-libaneses.

Principais acessos

As principais estradas de acesso a Cosmópolis são:

Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332)
Na pista norte (sentido Mogi Guaçu): km 140, km 143 e km 144A
Na pista sul (sentido Campinas): km 140, km 143 e km 145

Rodovia SP-133, que faz a ligação do município com a rodovia Anhanguera (SP-330)

Histórico: Cosmópolis: a cidade que nasceu da mistura de todos os povos

Cosmópolis poderia ter sido a Suíça brasileira, já que em 1896, quando a cidade ainda pertencia a Campinas, o governo da época aprovou um projeto de lei, visando à formação de uma colônia voltada aos suíços, na área onde hoje está localizada a cidade.

Mas, devido à dificuldade de adaptação ao clima da região, poucos suíços permaneceram no local. Por outro lado, a cidade passou a receber pessoas de muitas outras origens, como italianos, alemães, austríacos, espanhóis, franceses e japoneses, determinados a formar uma sociedade cosmopolita.

Assim, no final do século XIX, os povos que chegaram à região e se instalaram ao redor da Fazenda do Funil para explorar a atividade agrícola formaram o Núcleo de Colonização Campos Sales, em homenagem ao então presidente da República.

Menos de dez anos depois de criado, em 1906 o Núcleo de Colonização foi transformado no distrito de Cosmópolis, ou seja, a "cidade universo", referência ao local que representava todos os povos. O distrito então pertencia ao município de Campinas.

O distrito que já se destacava na produção de açúcar e álcool no início do século XX foi elevado à condição de cidade em 1944. E teve seu crescimento impulsionado pelos trilhos da Estrada de Ferro Funilense.

Hoje, a cana-de-açúcar e o álcool seguem ditando o ritmo do crescimento da pacata Cosmópolis, que também começa a concentrar empresas de outros segmentos, como o farmacêutico e de derivados do petróleo, reflexo direto de sua proximidade com o polo petroquímico de Paulínia.

Saiba mais

Área: 166 km²
População: 52.609 habitantes
Quem nasce em Cosmópolis é: cosmopolense
Principais atividades econômicas: agroindústria, comércio e serviços
Data de aniversário da cidade: 30 de novembro

Prefeito: José Pivatto (PT)
Vice-prefeito: Silvio Luiz Baccarin (PSD)
Presidente da Câmara: André Luiz Barbosa Franco (PRB)

Topo
  • compartilhe:
  • Compartilhar