• Conchal

    > Eventos da Cidade
    > veja todos os eventos

    Conchal

    Os amantes da pesca encontram um lugar ideal para a prática do esporte e muita diversão na pequena Conchal. A cidade conta com um grande número de ranchos e chácaras às margens do rio Mogi Guaçu, perfeito para um fim de semana de descanso e lazer.

    Para quem prefere maior agito, Conchal promove anualmente dois importantes eventos, já consolidados em toda a região: a Festa do Peão de Tujuguaba, que chegou a ser considerada a segunda maior do país na década de 80; e a ExpoConchal, exposição agroindustrial para valorização dos produtos da cidade.

    Atrações turísticas

    Festa do Peão de Tujuguaba

    Famosa na região, a festa é realizada em julho no distrito de Tujuguaba e atrai muitos turistas das redondezas. Em seus tempos áureos, na década de 80, a Festa de Peão de Tujuguaba era a segunda maior festa desse gênero no estado de São Paulo e no país, perdendo apenas para Barretos.

    ExpoConchal

    Exposição agroindustrial, que tem como objetivo promover as empresas e produtos de Conchal. O evento é novo - teve sua quarta edição em 2013 – e conta com espaço para exposições, comercialização de produtos, apresentações artísticas, praça de alimentação e parque de diversões. É realizada no Ginásio de Esportes 1º de Maio.

    Parque Ecológico

    Endereço: Avenida Marginal Prefeito Egydio Corte, s/nº

    Construído em parceria com o Ibama numa área com 11,82 alqueires, é o principal espaço de lazer próximo à natureza para a população conchalense.

    Conta com pista para cooper, ciclovia, um grande lago que é utilizado para a pesca esportiva, animais silvestres e playground para as crianças.

    Praça Nove de Abril

    Localizada no Centro da cidade, a praça recebe gente de todas as idades, à procura de recreação na ampla estrutura que oferece, com campo de malha, duas quadras poliesportivas, pista de skate, playground e lanchonete.

    Principais acessos

    As principais estradas de acesso a Conchal são:

    Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332);
    Na pista norte (sentido Mogi Guaçu): km 180
    Na pista sul (sentido Campinas): km 180

    Rodovia Wilson Finardi (SP-191).

    Histórico: Pesca e lazer para o turista na "Morada dos rios"

    A formação do município de Conchal teve início em terras pertencentes a fazendas que constituíram dois núcleos coloniais distintos - "Visconde de Indaiatuba" e "Conde de Parnaíba", ambos criados em 1911. Com a inauguração da estação da Estrada de Ferro Funilense, atual Sorocabana, os dois núcleos começaram a se desenvolver e o povoado de Engenheiro Coelho, que os abrangia, foi elevado a distrito, com a denominação de Conchal, ainda pertencente ao município de Mogi Mirim. Em 1921, criava-se a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Conchal.

    Em 1948, a partir de um plebiscito realizado entre os habitantes do distrito, Conchal foi elevada à condição de município.

    Hoje, Conchal é uma cidade basicamente agrícola. De terras férteis, já foi palco de grande produção de mandioca, algodão e milho. Atualmente, mantém-se forte o cultivo de cana-de-açúcar e laranja. Destacam-se também a produção manufatureira de artigos de couro, tais como bolsas, carteiras e cintos, que começou na década de 80 e chegou a dar a Conchal o título de Capital das Bolsas de Couro, além de pequenas empresas do ramo metalúrgico, com intensa atividade na confecção de portões, grades e estruturas metálicas.

    Devido aos diversos rios, riachos e nascentes presentes em sua geografia, o município de Conchal é conhecido como "A morada dos rios". Em suas margens existem diversos "ranchos", chácaras e casas de veraneio, o que explica o aumento significativo de visitantes de outros municípios nos finais de semana e feriados prolongados, a maioria deles à procura de atividades de pesca e lazer. Além do rio Mogi-Guaçu, a cidade é cortada também pelo Ribeirão Ferraz, entre muitos outros pequenos lagos e ribeirões.

    Saiba mais

    Área: 183,83 km²
    População: 26.914 habitantes
    Quem nasce em Conchal é: conchalense
    Principais atividades econômicas: agricultura
    Data de aniversário da cidade: 9 de abril

    Prefeito: Luiz Vanderlei Magnusson (PSDB)
    Vice-prefeito: Angela Caleffi (PSDB)
    Presidente da Câmara: Geny Aparecida Sampaio (PSDB)

    Topo
    • compartilhe:
    • Compartilhar