Valinhos

> Eventos da Cidade
> veja todos os eventos

Valinhos

Integrante do Circuito das Frutas, Valinhos tem a tradicional Festa do Figo, realizada há mais de 60 anos, como seu principal evento e recebe anualmente turistas de todo o país.

O sucesso da Festa do Figo inspirou a cidade a intensificar os investimentos na exploração da diversidade e qualidade de sua fruticultura. Por isso, nos últimos anos, o agroturismo surgiu como um importante polo na atração de turistas à cidade.

O agroturismo de Valinhos se destaca em mais de 400 chácaras produtoras de frutas, doces, vinhos e licores, concentradas principalmente na região formada pelos bairros Reforma Agrária, Macuco e Capivari.

Atrações turísticas

Festa do Figo

Uma das principais atrações de Valinhos é a tradicional Festa do Figo, que é realizada anualmente no mês de janeiro e honra o título da cidade, conhecida em todo o país como a "capital do figo roxo".

O cultivo do figo em Valinhos teve início em 1901 e foi iniciado pelo imigrante italiano Lino Busatto. Em menos de dez anos, a fruta já era produzida em grande escala em toda a cidade.

Foi a partir de 1939 que a fruta tornou-se um dos carros-chefe da cidade. Nomeado vigário da Paróquia de São Sebastião, o Monsenhor Bruno Nardini iniciou uma campanha para construção da nova Matriz de São Sebastião e, para arrecadar recursos para a obra, uniu os chacareiros da região e a comunidade para a criação de uma pequena quermesse com a comercialização das frutas produzidas na cidade.

Dez anos depois, em 1949, a pequena quermesse se transformou na 1ª Festa do Figo, dando início a uma das mais tradicionais festas do interior paulista.

Expogoiaba

A partir de 1995, a Prefeitura de Valinhos passou a promover a Expogoiaba simultaneamente à Festa do Figo para dar destaque à produção de outra fruta que, a cada dia, ganha mais espaço na cidade.

Na Expogoiaba, que também é realizada no Parque Monsenhor Bruno Nardini, o turista pode conferir receitas especiais com a fruta.

Local: Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini
Endereço: Rua D. João VI, 82
Telefone: (19) 3871-4850 / 3871-4850

Principais acessos

As principais estradas de acesso a Valinhos são:

Rodovia Dom Pedro I (SP-065)
Na pista norte (sentido Campinas): km 122
Na pista sul (sentido Jacareí): km 122

Rodovia Anhanguera (SP-330) Rodovia Francisco Von Zuben (SP-091)

Histórico: Frutas garantem projeção nacional à "capital do figo roxo"

Capital do figo roxo, como é conhecida atualmente, Valinhos foi elevada à condição de município no ano de 1953. Atualmente, além do figo roxo, a cidade tem se destacado pela produção de outra fruta bastante cultivada em seu território: a goiaba.

A localização privilegiada de Valinhos, próxima a cidades de grande e médio porte, permitiu que a cidade se fortalecesse na geração de negócios a partir da base produtiva. Como resultado, vários moradores da região de Campinas e até da capital do Estado, São Paulo, partiram para o município a fim de constituírem residência e estabelecer uma nova vida.

Com essa movimentação, antigas fazendas que serviam de cultivo ao figo roxo, à goiaba e a mais uma série de frutas, acabaram substituídas por condomínios residenciais, cenário bastante comum nas ruas de Valinhos nos dias de hoje.

A cidade conta também com mais uma produtiva atividade, o agroturismo. O visitante pode conhecer 400 chácaras produtoras de uma grande diversidade de frutas, além de conhecer o trabalho do homem do campo e como funciona a produção de vinhos, licores e doces na cidade.

Saiba mais

Área: 111 km²
População: 92.538 habitantes
Quem nasce em Valinhos é: valinhense
Principais atividades econômicas: fruticultura, comércio e serviços
Data de aniversário da cidade: 28 de maio

Prefeito: Orestes Previtale (MDB)
Vice-prefeito: Laís Helena Antonio dos Santos Aloise (MDB)
Presidente da Câmara: Israel Scupenaro (MDB)

Topo
  • compartilhe:
  • Compartilhar