Artur Nogueira

> Eventos da Cidade
> veja todos os eventos

Artur Nogueira

Apesar da tranquilidade de sua paisagem, nos últimos anos Artur Nogueira vem se consolidando como polo da agitação na região que também abriga as cidades de Engenheiro Coelho, Conchal, Mogi Guaçu e Holambra.

Essa mudança na rotina da cidade, deve-se, principalmente, a Expo Artur, feira agropecuária e de negócios realizada anualmente desde 2006; e ao já tradicional carnaval de rua da cidade, onde se destacam os blocos de rua, como os vibrantes "Vai quem quer" e "Bloco da Vaca".

Para quem prefere menos agitação, a dica são os inúmeros pesqueiros existentes na cidade, com grande variedade de peixes e muito verde para os amantes da natureza.

Atrações turísticas

Expo Artur

Local: Balneário Municipal Guilherme Carlini
Endereço: Estrada Vicinal Artur Nogueira-Holambra (SP-107), Itamaraty, Artur Nogueira-SP

Desde 2006, a Expo Artur, feira agropecuária, comercial e industrial de Artur Nogueira, é o principal evento da cidade e de toda a região.

Entre suas atrações, estão o rodeio profissional e uma rica programação de shows com artistas consagrados em todo o país.

Todas as atividades são realizadas no Balneário Municipal Guilherme Carlini.

Carnaval de rua

Conhecido na região por sua organização, animação e originalidade, o Carnaval de rua é um dos principais eventos festivos da cidade de Artur Nogueira. Na sexta-feira à noite, a festa se inicia com o tradicional desfile e concurso de blocos. Alguns blocos mais antigos são um espetáculo à parte, com a participação de moradores e público em geral, como é o caso do "Vai quem quer", "Bloco da Vaca", entre outros.

Pesqueiros

Muito procurados pelos visitantes, há vários pesqueiros particulares no município, todos com grande quantidade de peixes, pássaros e muito verde.

Lagoa dos pássaros

Área de lazer, a lagoa possui uma diversidade de peixes como tilápias, bagre, lambari, guaru, cascudo e carpa.

Igreja Matriz - Paróquia Nossa Senhora das Dores

Fundada em 1934, por Decreto do Bispo Diocesano de Campinas, a paróquia é um símbolo da cidade. Fica na Praça da Matriz s/nº, no Centro.

Clube Floresta

Endereço: Rua Magdalena São Severino Grosso, 1000

Há mais de 70 anos, o Clube Recreativo Floresta sedia apresentações musicais, teatrais e esportivas.

Principais acessos

As principais estradas de acesso a Artur Nogueira são:

Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332);
Na pista norte (sentido Mogi Guaçu): km 153
Na pista sul (sentido Campinas): km 153

Rodovia Monsenhor Clodoaldo de Paiva (SP-147)

Histórico: Agricultura impulsiona cidade que nasceu dos trilhos do trem

O território do município surgiu de uma doação feita ao governo, em 1904, pela empresa Artur Nogueira & Cia, proprietária da Usina Ester, para constituição de um núcleo colonial. Essa área, originalmente conhecida como "Lagoa Seca", adquiriu maiores possibilidades de desenvolvimento com a chegada da Estrada de Ferro Funilense.

A partir de 1908, chegaram ao povoado aqueles que seriam considerados seus fundadores, a fim de ocuparem lotes do núcleo. O povoado foi elevado a distrito do município de Mogi Mirim em 1916, ano em que se iniciou a construção de sua primeira capela.

Nessa época, a população era composta, em grande parte, por imigrantes italianos, alemães, portugueses e espanhóis, que ao adquirirem pequenas glebas desmontaram, paulatinamente, os grandes latifúndios originários. A valorização do café, no entanto, modificou novamente o aspecto do distrito, disseminando a formação de grandes cafezais.

A crise do café, em 1929, levou a região à estagnação. Em 1938, houve um crescimento territorial resultante da retificação de divisas entre os distritos de Artur Nogueira e Cosmópolis. Dez anos depois, em 1948, após movimento pela emancipação política, Artur Nogueira tornou-se um município autônomo.

Atualmente, a maior parte da população de Artur Nogueira reside na zona rural, e a economia do município se baseia principalmente nas atividades rurais e agrícolas. Há no município, aproximadamente, 1.350 imóveis rurais, com predominância das pequenas e médias propriedades agrícolas, produzindo algodão, cana-de-açúcar e citros em geral, além de outras culturas, com características, portanto, de minifúndio.

Existem também 130 estabelecimentos industriais, destacando-se a Teka Tecelagem, cuja produção é conhecida em todo o país; a Mecânica Oriente, produtora de equipamentos industriais; e a indústria Plásticos Bicolor, fabricante de brinquedos infantis, de grande aceitação no mercado nacional.

O setor de comércio e serviços também tem crescido nos últimos anos – hoje a cidade registra cerca de 960 estabelecimentos comerciais.

Saiba mais

Área: 177,75 km²
População: 45.487 habitantes
Quem nasce em Artur Nogueira é: nogueirense
Principais atividades econômicas: cultivo de laranja, milho, mandioca e cana-de-açúcar
Data de aniversário da cidade: 10 de abril

Prefeito: Ivan Vicensotti (PSDB)
Vice-prefeito: Zezé da Saúde (PSDB)
Presidente de Câmara: Ermes Dagrela (PR)

 

Topo
  • compartilhe:
  • Compartilhar
Youtube Facebook Twitter